No Brasil, mais de 70% das instalações fotovoltaicas comerciais foram realizadas em supermercados.
O volume de módulos fotovoltaicos atingiu a marca de 4,88 GW no primeiro semestre de 2021, superando o volume do ano todo de 2020. Dentre os consumidores comerciais, o varejo, com destaque para os supermercados, é o setor que mais instala sistemas solares, com 38% das aparelhagens em atividade no Brasil.
Essa é uma tendência cada vez mais natural, já que os supermercados são um dos comércios ideias para um investimento com retorno rápido, além da alta capacidade de geração de energia.
O gasto com energia de um varejista também é muito alto. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras), diz que o gasto com energia é o segundo maior dentro de um comércio de varejo, perdendo apenas para a folha de pagamento de funcionários.
Além de todos esses benefícios, a imagem de sustentabilidade passa a ser vinculada ao mercado. A utilização de uma energia limpa e sustentável começa a participar de campanhas de marketing institucional, uma vez em que a sociedade tem se conscientizado ainda mais com saúde e meio ambiente.
São principalmente nesses casos que o sistema de energia fotovoltaica é capaz de trazer uma economia de aproximadamente 95% na conta de luz.
Fonte de pesquisa: Estudo Estratégico – Geração Distribuída: Mercado Fotovoltaico (Greener)
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