O consumidor está cada vez mais consciente, e consequentemente as marcas também. Formas sustentáveis de produção e responsabilidade social nas ações das empresas têm constantemente se tornado determinantes no momento da decisão de compra.
Cientes deste novo cenário e também buscando alternativas mais acessíveis financeiramente em abastecimento de energia, novos investidores e empresários apostam em energia fotovoltaica. Os setores de indústria, comércio e serviços já representam cerca de 39,5% de toda energia solar utilizada no Brasil hoje (de acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - Absolar).
O uso de equipamentos de grande porte em processos de produção ou maquinário antigo podem representar alto consumo de energia, com isso a possibilidade de reduzir os gastos beneficia a indústria ao decidir pela energia sustentável.
A alternativa de acompanhar em tempo real a quantidade de energia elétrica que está sendo produzida através da luz solar também é uma medida eficaz na redução do consumo, diminuindo custos que podem ser utilizados para a modernização da empresa e gerando mais lucro nos produtos com o valor agregado que a marca conquista por meio de reconhecimento de responsabilidade social atraindo e fidelizando o consumidor consciente e também recebendo mais valor no mercado de ações.
Em meio a uma das maiores crises hídricas da história do Brasil, os baixos níveis nos reservatórios de água refletiram negativamente no bolso da população. Com o aumento considerável na conta de energia, o cidadão tem buscado alternativas mais baratas e acessíveis no consumo de energia. A energia solar, acaba sendo a favorita entre as opções disponíveis no mercado, por ser mais econômica a longo prazo, além de sustentável.
A redução do impacto ambiental na cadeia de produção das empresas é importante para marcas que promovam a Responsabilidade Social. Estabelecendo assim relacionamentos saudáveis com a comunidade, parceiros comerciais, fornecedores e consumidores.
Conheça grandes marcas que optaram pela implementação de energia solar fotovoltaica no Brasil:
Renner: No último ano a Renner ampliou de quatro para sete o número de lojas abastecidas com energia solar. O objetivo é ter 75% do consumo corporativo de energia proveniente de fontes renováveis de baixo impacto. Porém, 44,3% da energia que a companhia consome já vem de fontes renováveis de baixo impacto.
Magazine Luiza: A gigante varejista investiu R$ 18 milhões para implementar o fornecimento de energia solar em 214 lojas. Hoje são 1.100 lojas em todo o país. No modelo de fornecimento escolhido pela Magalu não há necessidade de instalar as placas fotovoltaicas em nenhuma loja, pois todo o fornecimento será fornecido pela empresa GreenYellow, em formato de aluguel.
Mercado Livre: A sede do Mercado Livre comporta a maior instalação de placas de energia fotovoltaicas no Brasil. Esse gigantesco sistema para produção de energia solar é parte do projeto de responsabilidade social estabelecido na filial brasileira da empresa.
São 2 mil placas fotovoltaicas instaladas em uma área de 4,7 mil metros de telhado. O sistema é capaz de gerar até 700 MWh ao ano, e contribui para evitar a emissão de quase 100 toneladas de CO2/ano na atmosfera, o equivalente a 560 árvores plantadas no período.
Além das instituições mencionadas, a Claro, Petrobras, Natura, MRV, Banco do Brasil e Ambev engrossam a lista das milhares de organizações que adotaram a sustentabilidade e a economia.
Fonte: G1
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